CARACTERÍSTICAS GERAIS

DO SPITZ JAPONÊS

O Spitz Japonês é uma raça extremamente dócil, companheira, inteligente e elegante! Não muito conhecida no Brasil, porém apaixonante! Um companheiro para toda vida! Mas não se engane, não são meros bibelôs. Raça de pequeno a médio porte, muito inteligentes, alertas e ágeis! Perfeito para quem procura um cão de excelente índole.

Um animal real e gracioso que nos lembra as selvagens criaturas nórdicas.

O Spitz Japonês é assim, um pequeno grande cão.

Aparência do Spitz Japonês

O Spitz Japonês é uma raça de pequeno-médio porte. A altura ideal da Fêmea é de 30 a 34cm na cernelha (base do pescoço) e o Macho deve medir de 33 a 38cm.

Esta raça tem uma pelagem dupla (o sub-pelo é grosso e fofo) puramente branca cintilante em contraste com o preto dos olhos, nariz, lábios e almofada das patas. Seus olhos escuros e expressivos seduzem qualquer pessoa apaixonada por cães.

 

As orelhas são pequenas, triangulares, eretas e viradas para frente, elas se movimentam para trás de acordo com a expressão.

A cauda é de comprimento mediano revestido de pelagem comprida, pousada sobre as costas, nunca caída para baixo ou para o lado.

Os dentes devem ser fortes, com mandíbula pequena e mordida em formato de tesoura.

 

O Spitz Japonês tem a genuína aparência de um cão nórdico, refinado por conta da seleção feita pelo homem, mas ainda totalmente natural.

Pelagem do Spitz Japonês

O Spitz Japonês se adapta muito bem tanto na neve quanto no clima tropical. Sua dupla pelagem abundante o isola do frio e calor, ou seja, a temperatura não será um incomodo para este cão. A pelagem branca reflete o calor do sol, protegendo-o da insolação.

 

A pelagem do Spitz Japonês possui propriedades especiais que tornam o pelo muito resistente à sujeira e à água. Ou seja, dificilmente o japinha irá se sujar a ponto de precisar de um banho. Uma escovação bem feita já irá deixar a pelagem bonita novamente.

 

Uma característica exclusiva do Spitz japonês, é o fato de seu pelo não causar reações alérgicas a pessoas com esta tendência. E melhor ainda, está raça é uma das poucas que não tem aquele odor típico de cachorro, seja seco ou molhado.

Não importa quão seja suas boas intenções para manter seu japinha fresco no verão, nunca raspe ou tose o pelo dele! Você causará um dano irreparável na pelagem. O Spitz Japonês tem uma uma pele extremamente sensível, e com a tosa, o deixará exposto a inúmeras doenças. Para criadores sérios, a tosa é considerada uma agressão à raça. A pelagem abundante é uma característica genética que levamos muito em consideração.

Troca de Pelos

Machos trocam de pelos uma vez ao ano, enquanto as fêmeas trocam duas vezes. Uma vez que se inicia a troca da pelagem, você verá tufos de pelos voando pela casa, mas não se assuste, isso é normal neste período.

 

Recomendamos escovar o cão pelo menos uma vez ao dia. A escovação auxilia na retirada de pelos mortos que eventualmente irão cair, abrindo caminho para nascer uma nova e fabulosa pelagem.

Jamais tose o pelo do seu Spitz Japonês, isso causará um dano irreversível na pelagem, sem contar no risco de problemas de pele que provavelmente irão aparecer.

 

Como vivemos em um país tropical onde as estações não são bem definidas, não se deve relacionar a troca de pelos com as estações no ano.

Personalidade

O Spitz Japonês se torna um cão encantador devidos aos seus inúmeros atributos positivos. É um cão alerta, extremamente inteligente, que se sente sempre alegre quando está junto da família, incluindo crianças e outros animais de estimação.

Embora o Spitz Japonês não seja um cão barulhento, e não tenha tendência a ser agressivo, a raça foi usada em seu auge no Japão como um cão de guarda. No entanto, ele mantém uma vigilância minuciosa em seu lar, uma característica pouco encontrada em outros cães da raça Spitz.

Devido a sua excepcional aparência e natureza afetuosa, o Spitz Japonês assume naturalmente o papel de protagonista da família, desde filhote. São cães sensíveis que respondem bem aos treinamentos em casa. A raça também é valorizada pelo seu senso de humor, um traço que leva seus donos a compartilharem muitas histórias sobre o comportamento quase humano nas mais diversas situações do cotidiano.

Veja também: 

Watanabe Fukuyama Kennel ® 2020  | Todos os Direitos Reservados