PROBLEMA DE PIGMENTAÇÃO

O nariz rosa ou manchado no Spitz Japonês, é considerado um defeito grave no Padrão  da  Raça, já que acredita-se que esta ausência de pigmentação também significa redução das células de detecção olfativa; Há uma especulação entre criadores e estudiosos de que o nariz rosado tem habilidade olfativa inferior se comparado a um com pigmentação normal.

A pigmentação do nariz do Spitz Japonês é importante para proteger o cão de queimaduras de sol e câncer de pele. Quanto mais pigmento o cão 

Exemplo de um filhote de 45 dias de vida com sérios problemas de pigmentação)

Photo by: Joanna Anderson

apresentar em seu nariz, melhor proteção UV ele terá. Se o seu cão apresenta esta anomalia, é aconselhável ter o nariz rosa sempre protegido por filtro solar antes de se expor ao sol.

Com no máximo 15 dias de vida, o japinha já deverá estar com o nariz bem preto. Ou seja, não acredite se algum dono de canil alegar que o nariz ficará completamente preto com o tempo. O nariz do filhote poderá escurecer na fase adulta, porém o cão estará carregando esse defeito genético, e na idade avançada certamente voltará a ficar rosa.

     A fim de preservar o padrão da raça, é de extrema importância evitar cruzamentos com Spitz Japoneses despigmentados

Exemplo de um cão adulto com problemas de pigmentação)

Photo by: Symptom Checker

Nossos filhotes com apenas 7 dias já apresentam o nariz bem pigmentado

Veja também: 

Watanabe Fukuyama Kennel ® 2020  | Todos os Direitos Reservados